Texto bíblico do dia diariamente, EZBB
1 Pedro 1:22

Os crentes são chamados a santidade, que envolve obediência à verdade. Jesus Cristo declarou: "EU SOU ( ... ) A VERDADE". Ele também orou ao Pai que seus seguidores fossem santificados "na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo 17.17) A palavra de Deus operando no coração do crente como verdade e luz, é a razão formal da santificação. Pode-se dizer que o processo da purificação começou quando a pessoa aceita a verdade em relação a Cristo e se submete as suas exigências.
Essa purificação é tanto negativa, deixando toda malícia, quanto positiva, revestindo-se do que é bom e crescendo nisso. A purificação é algo a mais além daquilo que começou na regeneração e envolve uma resposta momento a momento em relação à revelação do Espírito no que tange a vontade de Deus.
O Agente divino na purificação do coração é o Espírito Santo. O Espírito Santo concede livremente tanto obediência quanto pureza de coração.
O produto de um coração puro é caridade fraternal, não fingida. A nova natureza se expressa po meio de um amor "não hipócrita", porque o coração foi purificado do egoísmo e ódio. Esse amor uns pelos outros é fervoroso, sincero e constante, "com plena capacidade de amar". Não há nada superficial ou meramente sentimental a esse respeito, porque ele vem de um coração puro de qualquer mancha de desejo profano ou paixão imoderada. Os puros tem uma nova fonte de vida, uma nova natureza e um novo poder que os impele a converter o dever em ação.
|