Tiago Estudos Bíblicos dos Versículos
Tiago 1:2-3

Esse texto nos ensina que devemos nos alegrar nas situações difíceis, sabendo que através delas Deus testa a nossa fé para extrair paciência. Descobri que as provações eventualmente produzem paciência, mas primeiro elas trazem todo tipo de lixo para a superfície, como orgulho, a ira, a rebelião, a autopiedade, e a reclamação. Precisamos encarar e lidar com estas características que não procedem de Deus antes que a paciência seja gerada.
A Bíblia fala sobre purificação, santificação sacrifício e sofrimento. Estas palavras não são nada populares; apesar disso, se quisermos ser semelhantes a Cristo em nosso caráter, `s vezes precisamos passar por circunstâncias difíceis para aprender os seus caminhos. Muitas vezes Deus não faz as coisas exatamente do jeito que queremos. Ele coloca pessoas e situações em nossas vidas que fazem com que agente queira desistir de todo o processo, e Ele não quer que agente discuta . Ele só quer ouvir: "Sim, Senhor, seja feita a tua vontade".os com brincadeiras do que com almas, e que não gemem pelos perdidos e os errantes, não possuem o direito divino conferido ao verdadeiro ministério cristão.
Tiago 1:5

A NATUREZA DA SABEDORIA- Que tipo de sabedoria Tiago exorta seus irmãos a pedir? É mais do que conhecimento e vai além de qualquer realização humana natural.. O que Tiago quer dizer com a sabedoria é que ela é o dom da alma por meio da qual o crente reconhece e percebe a regra divina de vida chamada justiça. A sabedoria da qual Tiago fala é o dom de Deus que prepara o homem para toda boa obra e não é diferente do dom do Espírito Santo (Lc 11.13).
O DOM DE DEUS - A sabedoria da qual Tiago escreve é o melhor dom (presente) de Deus para o seu povo. Na verdade, trata-se dEle próprio por meio do Espírito Santo. A sabedoria que um seguidor de Cristo deve pedir é o dom prometido do Espírito Santo.
UM DOM RECEBIDO PELA FÉ - Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar (verso 6 ). Se alguém sente falta de poder para enfrentar suas provações com gozo, precisa pedi-la a Deus. PORÉM, PEÇA COM FÉ. Para que o nosso pedido seja concretizado precisamos ser sinceros. Será que realmente queremos o tipo de ajuda que Deus escolheu nos dar ou secretamente esperamos encontrar um caminho mais fácil? Temos fé suficiente na sabedoria e no amor de Deus para permitir que nos transforme em pessoas semelhantes a Ele, por meio do dom da sua própria vida? Esse dom , semelhante a todo dom espiritual de Deus, vem pela fé: É NECESSARIO QUE AQUELE QUE SE APROXIMA DE DEUS CREIA QUE ELE EXISTE E QUE É GALARDOADOR DOS QUE O BUSCAM (Hb 11:6).
Tiago 1:6

EM NADA DUVIDANDO
Peça a Deus com fé, em nada duvidando, crendo que aquilo que você pediu já lhe pertence.
Destruímos argumentos e toda pretenção que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo 2 Cor 10:5.
Não tolere por um só momento um pensamento contrário a ideia do que a coisa pedida lhe pertence.
Ele é nosso pai aos olhos de Deus em quem creu, o Deus que da vida aos mortos e chama a existência coisas que não existem, como se existissem ( Rom 4:17).
Conte como feita a coisa que você pediu a Deus.
Mantenha firme sua confissão de fé chamando as coisas que não são como se já fossem.
Hb 11:1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Romanos 10:9 - Se você confessar com sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo!
Verso 11 - "Todo o que nele confia jamais será envergonhado".
Tiago 1:6

O coração dividido não é o caminho para triunfar na provação. Se estivermos com o coração dividido, vamos receber somente a metade - ou menos! Seremos como a onda do mar que em um momento apressa-se em direção à praia da fé e esperança e no momento seguinte volta-se para o oceano da descrença. Em nosso comportamento em relação a Deus não deve haver inconstância, em que queremos que parcialmente as coisas ocorram do nosso jeito e parcialmente do jeito de Deus. Esta instabilidade é a marca de um homem de coração dobre (dobre vem do grego dipsychos, que é dupla alma), um homem ou mulher de afeições divididas e uma vontade não subjugada, desejando segurar os dois mundos. É essa inconstância que não permite que uma pessoa encontre o gozo em suas provações e é essa mesma disposição que vai bloqueá-la de receber a ajuda que precisa de Deus. Uma pessoa deve crer de toda sua alma que há ajuda de Deus. Com base nessa fé resoluta é que uma pessoa pode esperar o dom que está procurando - ser-lhe - à dada.
Tiago 1:13

O autor deixa claro que nenhum homem que sente o impulso de pecar deve dizer: DE DEUS SOU TENTADO. Deus permite as provações para tornar-nos fortes, mas Ele nunca nos incita a fazer o mal. Deus é um Deus santo; seu plano de redenção foi planejado para destruir o pecado. Por causa da sua natureza, Deus não pode ser tentado pelo mal; incitar uma das suas criaturas a pecar seria uma violação do seu propósito ao enviar seu único Filho. Deus permite a possibilidade do mal nas suas formas atraentes no mundo moral, mas ele não quer que caiamos em tentação.
A TENTAÇÃO VEM DE DENTRO - verso 14 diz: A tentação vem de nossos próprios desejos. Aqui, Tiago procura ressaltar a responsabilidade pessoal do homem ao cometer pecados. O engodo no mal está em nossa própria natureza. E desejos concupiscentes, como nosso Senhor ensinou de maneira tão clara ( Mt 5.28), são pecaminosos mesmo quando ainda não se concretizam em ações lascivas. Desejos errados podem ser errados não somente porque são incontrolados, mas porque, deixando de lado a parte da presença santificadora do Espírito, eles são carnais.
VERSO 15 - Esses desejos dão à lu ao pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente gera a morte. Tiago usa o verso 15 para traçar o curso do mal, iniciando com um pensamento errado, que resulta em um ato pecaminoso e termina com o julgamento de Deus Um pensamento errado da à luz quando lhe damos o consentimento da vontade. Segue-se então o ato em si. E O PECADO COM O TEMPO SIGNIFICA MORTE - NÃO SE ENGANEM, MEUS IRMÃOS!
Tiago 1:16-18

DEUS DÁ SOMENTE COISAS BOAS - Não vagueiam tanto no seu pensamento a ponto de acreditar que qualquer provação ou tentação, com um propósito mal, vem de Deus. Deus, somente dá o que é bom - E Ele é a fonte de todas as coisas boas. Deus nos fez o tipo de pessoas que somos e quando a criação estava completa Ele viu que tudo "era muito bom" (Gn 1.31).
NELE NÃO HÁ VARIAÇÃO NEM SOMBRA DE MUDANÇA - Tiago contrasta aqui as mudanças de hora no sol e lua com o caráter imutável de Deus. segue-se como consequência certa do caráter imutável de Deus de que em seu tratar conosco " não há menor variação ou sombra de inconsistência".
POR SUA PRÓPRIA VONTADE NOS GEROU - Deus nos fez da maneira que somos - SEGUNDO SUA VONTADE. A razão para nossa liberdade, provas, perplexidade e problemas morais envolvendo escolha é que deveríamos ser semelhantes a Ele. Ele nos criou com liberdade para escolher o mal ou com liberdade para escolher o bem.
Deus é nosso Pai por meio da criação, e também nosso Pai por meio da redenção.
O propósito final de Deus é conduzir-nos a vitória por meio dos nossos testes para tornar-nos semelhante a Ele em santidade e amor.
!
Tiago 1:19

No verso 18, Tiago menciona a "palavra da verdade" por meio da qual os homens são nascidos de Deus. Visto que esta palavra divina nos trouxe para Deus, devemos continuar sendo guiados por ela a medida que vivemos para Ele. Um espírito aberto e receptivo para a palavra de Deus e para a orientação do seu Espírito Santo sempre é o caminho para fazermos progresso nas coisas de Deus. Um espírito rebelde , combativo e queixoso NÃO OPERA A JUSTIÇA DE DEUS.
PRONTO PARA OUVIR, TARDIO PARA FALAR, TARDIO PARA SE IRAR - Parece mais certo considerar o ouvir e o falar em um sentido geral, em vez de restringir o significado (como alguns fazem) ao ouvir e falar a mensagem do evangelho. Um homem tem dois ouvidos mas somente uma boca; ele, portanto, deveria ouvir duas vezes mais do que falar. Há uma conexão íntima entre o ouvir e o falar; também entre o falar e a ira. Aquele que ouve mais atentamente entende melhor o seu próximo; entender leva a um falar ponderado e a uma resposta branda que "desvia o furor". O falar impensado, por outro lado, com frequência produz a palavra pesada que "suscita ira" (Pv 15:1).
Verso 20 diz: A IRA HUMANA NÃO PRODUZ A JUSTIÇA DIVINA. A ira quase sempre machuca tanto o nosso próximo quanto a nós mesmos. A ira carnal sempre machuca. A justiça divina significa conduta certa, fazer o que Deus quer. A ira carnal não só nos leva a uma conduta sem amor e a desagradar a Deus, mas esse comportamento irado em um cristão professo levanta dúvida na mente dos observadores e, dessa forma, diminui o progresso do Reino de Deus. A única ira que o homem pode ter é a ira que Cristo sentiu (Mc 3:5). Essa ira é um ressentimento público contra o comportamento e as ações que levam outros a sofrer sem culpa da pessoa irada.
Tiago 1:22

Tiago em nenhum lugar chega mais próximo dos ensinamentos do seu irmão e Senhor do que na ênfase dessa passagem. Jesus declarou: " Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mt 7:21). Tiago ecoa esse ensinamento na forma imperativa: NÃO SE LIMITEM SOMENTE A OUVIR A PALAVRA, MAS TAMBÉM A PRATICAR. Nós devemos nos mostrar cada vez mais cumpridores da Palavra. A pessoa que ouve a Palavra da verdade, mas não aceita, e molda sua vida de acordo com essa verdade, é semelhante a um homem que olha a sua imagem no espelho, mas não presta atenção naquilo que vê. O propósito do espelho é mostrar-nos o que somos - para revelar qualquer mancha ou sujeira que precisa ser limpa. O espelho da Palavra de Deus revela o homem como ele é; ele mostra que há algo seriamente errado com a natureza que trouxe para o mundo com ele. O espelho da palavra de Deus vai além, ele mostra tanto o que é a nossa natureza humana quanto o que é o ideal divino para nós.
VERSO 25 - SE CONTUDO, OBSERVAREM ATENTAMENTE A LEI PERFEITA QUE OS LIBERTA, PERSEVERAREM NELA E PUSEREM EM PRÁTICA SEM ESQUECER O QUE OUVIRAM, SERÃO FELIZES NO QUE FIZEREM. A lei de Deus para o homem não é reforçada pela compulsão externa, mas é livremente aceita como o desejo e alvo daqueles que são guiados por ela. Somos assegurados que aquele que atenta bem ( ... ) e nisso persevera ( ...) será bem-aventurado.
Tiago 1:23

Algumas pessoas tem lutas muito grandes. Dizem que estão procurando obter fé ou tentando crer. Entretanto, tudo o que é necessário é pôr em prática aquilo que Deus diz.
Uso a expressão praticar a palavra de Deus mais do que ter fé ou crer, pois a fé é exatamente isso.
Raymond T. Richley disse: "a fé é simplesmente por em prática a palavra de Deus"
Smith Wigglesworth dizia: "A fé é um ato".
A fé é isso mesmo: agir a altura da palavra de Deus.
A OBEDIÊNCIA A PALAVRA DE DEUS, REALIZA A OBRA DE DEUS!
AVALIE! Em quais áreas você alega ter fé? Enquanto suas ações declaram descrença?
Reconheça e admitir essas áreas. Deixe as áreas de descrença.
DECIDA AGIR na fé que você tem.
PRATIQUE HOJE o que você proclama.
Escutar e não fazer é sinal de um coração enganado.
Deus abençoe os ouvintes e praticantes da palavra!
Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras (Tiago 2:17-18).
Se você não praticar o que diz em voz alta e usar textos Bíblicos, os incrédulos e os crentes o atacarão sua fé e satanás o processará em Deus!
Se a Palavra de Deus NÃO está cumprindo em sua vida, investigue por si mesmo, pergunte ao Espírito Santo por que, até ter a resposta.
Tiago 1:26

"Se alguém diz que é cristão e não controla sua língua afiada, esta apenas enganando-se a si mesmo e a sua religião não vale nada". O texto não carece de muitas explicações, é claro.
SE ALGUM DE VOCÊS AFIRMA SER RELIGIOSO - Ou seja, Se de acordo com sua própria avaliação. Tiago não está falando com os hipócritas, mas ao auto-iludido, aquele que pensa que é que Tiago está escrevendo. REIGIOSO refere-se à religião nas suas formas e cerimônias exteriores. O autor está preocupado com aqueles cuja religião consiste de rituais mas carece de santidade.
Verso 27 diz: A RELIGIÃO PURA E VERDADEIRA AOS OLHOS DE DEUS, O PAI, É ESTA: CUIDAR DOS ORFÃOS E DAS VIÚVAS EM SUAS DIFICULDADES E NÃO SE DEIXAR CORROMPER PELO MUNDO. No versículo anterior o problema está na língua descontrolada. Aqui, no verso 27 o problema está na indiferença as necessidades humanas e ao contágio da lenta mácula do mundo. Tiago não está aqui dando uma completa definição da religião cristã. O que ele discute não é o todo, mas sim duas partes indispensáveis da religião PURA e IMACULADA. A preocupação social e a vida santa são o corpo do qual o Cristo vivo é a alma vivente.
PARA COM O PAI - visitar os órfãos e as viúvas.
PARA COM DEUS - guardar-se da corrupção do mundo.
Esses dois títulos para Deus equilibram a forma apropriada de como devemos fazer para ter uma religião viva e eficaz e não só de palavras e cerimônias.
Não podemos agradar a Deus nessa vida se a nossa conduta viola a lei real. Quando enfrentarmos o dia do julgamento, a mesma lei estará em vigor. Por isso, Tiago exorta: Assim falai e assim procedei, como devendo ser julgado pela lei da liberdade (v12).
O cristão não está debaixo da lei de Moisés. Desde que Cristo veio, estamos debaixo da LEI DA LIBERDADE. Somos libertos dos detalhes triviais da antiga lei, mas seremos julgados pela lei de Cristo - " AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO TEU CORAÇÃO, E DE TODA TUA ALMA, E DE TODO TEU PENSAMENTO. ( ... ) AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO" (Mt 22: 37,39). Essa lei é mais rigorosa e, ao mesmo tempo, mais branda do que a lei mosaica.
Será um julgamento mais profundo do que o julgamento do homem, porque não será contido por preceitos particulares ou mesmo pela ação exterior, qualquer que seja o caso, mas penetrará na motivação interior. Por outro lado, ela varrerá todo questionamento ansioso quanto ao cumprimento exato de casa preceito em particular. Se o verdadeiro espírito do amor a Deus e ao homem está em você, isso é aceito como real cumprimento da lei.
O lado rigoroso do julgamento do novo testamento é claramente mencionado: PORQUE O JUÍZO SERÁ SEM MISERICORDIA SOBRE AQUELE QUE NÃO TEVE MISERICÓRDIA (v13). Jesus confirma essa posição em Mateus 6:15 " SE, PORÉM, NÃO PERDOARDES AOS HOMENS AS SUAS OFENSAS, TAMBÉM VOSSO PAI VOS NÃO PERDOARÁ AS VOSSAS OFENSAS". Mas mesmo nesse caso, Deus continua sendo um Deus de misericórdia E A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO (v13).
À luz dessas verdades, só nos resta orar: " Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau" (Sl 139:23-24).
Tiago 2:14

A fé que Tiago rejeita não é reconhecida por ele como fé verdadeira. Ela é uma confissão ou declaração, mas não é uma realidade. ACASO ESSE TIPO DE FÉ PODE SALVAR ALGUÉM? Quando lemos esta parte do texto podemos nos colocar em dúvida porque parece contradizer o ensinamento do apóstolo Paulo referente a questão de fé e obras. nas suas epístolas aos Romanos e Gálatas, Paulo ensina que não podemos ser salvos pelas obras; recebemos a salvação somente pela fé. Nessa passagem, Tiago afirma que somente a fé não é suficiente para a salvação, a fé precisa estar acompanhada de obras.
Mas, a contradição é apenas aparente. Os estudantes da Bíblia concordam que os dois autores inspirados estavam dando significados diferentes às mesmas palavras. Quando Tiago usa a palavra fé, ele se refere a um consentimento meramente intelectual. Quando Paulo fala de fé, ele se refere à convicção que traz consigo o consentimento de vontade. Quando Paulo fala de obras, ele se refere ás obras da lei, as obras do legalismo judaico que nunca podem salvar a alma. Quando Tiago fala das obras ele se refere às boas ações que fluem naturalmente de um coração cheio de amor para com Deus e ao próximo.
É evidente que Paulo concorda com Tiago, porque ele também enfatiza que o conhecimento sem ação é inútil (Rm 2.13).
Nessa seção, Tiago trata da interação da fé com as obras na vida cristã. Sua tese básica é a seguinte: Se alguém declara ter fé, mas esta fé não vem acompanhada de obras , ela é inútil.
Essa fé é morta (v17) - interiormente morta, bem como exteriormente inoperante. Ela não é apenas infrutífera, mas não tem uma vitalidade própria capaz de produzir frutos de justiça. Essa fé é morta em si mesma, ou seja, não há obras que a acompanham.
Tiago 2:17

LA FE Y EL AMOR SIN TRABAJO ESTÁN MUERTOS
Jesús amó al hombre, Su trabajo era dejar el hogar del Cielo e ir a la tierra y nacer como un bebé, dejando toda Su gloria y riquezas en el Cielo.
Jesús permanece en la Cruz del Calvario, a pesar de todas las burlas y desafíos de salir de la Cruz y mostrar Su Deidad.
Jesús tomó el castigo por el pecado del hombre en la Cruz.
El creyente muestra su amor a través de la obediencia a la Voluntad de Dios el Padre bajo la guía del Espíritu Santo.
El creyente muestra su amor dando voluntariamente décimos y regalos, ayudando a otros, ayudando en la predicación del Evangelio para que otros puedan creer y recibir la vida eterna.
A verdadeira fé e humildade - E a humildade é o posto do egoísmo orgulhoso e a ambição egocêntrica que caracterizam esse século mal em que vivemos.
O egocentrismos é a essência do mundanismo. Portanto, ser uma pessoa egocêntrica é ser inimiga de Deus.
Tiago pede que os crentes sejam mais humildes.
Renuncie aos conflitos! Recuse discursões desnecessárias e brigas pessoais. Procure estar em paz com os outros.
Renuncie à rebelião! Entregue-se a Deus. Renuncie ao diabo e rejeite TODAS as suas sujestões.
Apresse-se em confessar seu pecado!
Renuncie à calúnia! Ao invés disso, fale bem dos outros.
Expresse dependência contínua de Deus!
Faça o bem que você sabe fazer independente do custo. Não fazê-lo é pecar! ( Tg 4:17).
A oração de um justo é mais poderosa que a força do seu braço!
A oração motiva e nutre a obediência, colocando o coração na “mentalidade” apropriada para desejar a obediência.
O Espírito Santo ensina, inspira e ilumina a Palavra de Deus para nós.
A negligência a oração é uma das principais causas da estagnação na vida cristã.
Comece com apenas alguns minutos… SERÁ MUITO ESPECIAL!
O plano Deus é usar homens e mulheres e usá-los muito! HOMENS/MULHERES SÃO O MÉTODO DE DEUS!
A igreja está procurando métodos melhores, Deus está procurando HOMENS/MULHERES melhores!
HOMENS E MULHERES PODEROSOS NA ORAÇÃO.
Deus te chama para “abrir os céus “ com oração e avançar debaixo da unção!